Sábado, 11 de Maio de 2013

Animais que pode adotar e não sabia

São poucas as pessoas que tem aversão a animais. De modo geral, a maioria adora um bichinho de estimação. Um mascote amigo poderá influenciar de forma positiva na vida de um adulto ou criança. Mas, ao pensar em adotar um animal de estimação, logo vem em mente um cão ou gato? Pois há quem desenvolva uma afeição por bichinhos exóticos, que, devidamente legalizados pelo IBAMA, podem ser adotados e ainda desenvolverem hábitos semelhantes ao de um animal de estimação comum. Abaixo, serão listados alguns animais que podem ser excelentes parceiros domésticos e que as pessoas provavelmente desconheciam:

 

1. Furão

 

O furão (ou ferret) é um mamífero da família dos Mustelídeos, descendente da “doninha-européia”, sendo a espécie mais conhecia o furão-doméstico (nome científico: Mustela putorius furo), normalmente visto como animal de estimação em vários lugares do mundo. Tem personalidade dotada de energia e curiosidade, com o hábito de vigiar o ambiente. Os furões são grandes amigos e muito fiéis ao dono, adoram brincar com as pessoas. A expectativa de vida de um furão é variável, chegam, em média entre três e sete anos de vida. Um ferret pode ser adquirido em uma grande loja pet shop ou adotado através de uma sede do IBAMA ou outra organização de animais, desde que o futuro dono comprometa-se a castrar e implantar um microchip de identificação no animal. 

 

2. Chinchila

 

A chinchila é uma espécie de roedor nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem deste animal é cerca de 30 vezes mais macia e suave que o cabelo humano, impedindo a infestação de pulgas. São bichinhos muito ativos e necessitam realizar exercícios regularmente. Também são muito sociáveis, motivo pelo qual não devem levar uma rotina solitária. Podem ser adotados em organizações de proteção animal, através de criadores ou com antigos donos que não podem mais cuidar do animal.  

 

3. Iguana

 

Para quem pretende adotar um animal um pouco mais exótico, um iguana pode ser uma boa ideia. Apesar da aparência jurássica e pouco sociável, este animal não é agressivo, a não ser que se sinta ameaçado, podendo usar a cauda como chicote. Muito fáceis de criar, tudo o que um iguana precisa é de um recipiente com sistema de aquecimento munido de luz ultravioleta, que ajudará a fixar a vitamina D no réptil. Come somente duas vezes por semana e o cardápio pode variar entre insetos, legumes, frutas e verduras. O iguana só pode ser adotado em criadouro licenciado pelo IBAMA. 

 

4. Jabuti

 

Fácil de criar, o jabuti pode ser mantido em quintal ou terrário. Entretanto, antes de adotar um, deve levar em conta que este animal pode durar para a vida toda (e talvez até mesmo depois dela), isso porque o jabuti pode chegar a 80 anos, ou mais! Diferentemente da tartaruga, o jabuti não precisa estar constantemente em contato com a água para sobreviver, por ser um réptil de ambiente terrestre. Adapta-se facilmente ao ambiente moderno e pode ser adotado em um posto de fiscalização ambiental, contanto que o futuro dono comprove que tem capacidade de promover uma vida saudável ao animal. 

 

5. Porquinho-Da-Índia

 

Apesar do nome, o porquinho-da-índia não é suíno, tampouco indiano, este animal é um roedor de origem sul-americana. O porquinho-da-índia vive de quatro a oito anos. É enérgico e dócil, capaz de se adaptar facilmente ao cativeiro. Pode ser alimentado com ração própria para o animal, legumes, frutas frescas, feno ou capim. Necessita de higiene regularmente, como cortar as unhas para que não se machuque. O porquinho-da-índia pode ser adotado ou adquirido em criadores e pet shops. 

 

6. Saguí

 

Ágeis, inteligentes, os saguis são excelentes bichinhos de estimação. Pequenos, em média com 500g, as cores da pelagem podem ser preta, castanha, branca, dourada e prateada. Em contato com o homem, mostram-se receptivos e brincalhões. O sagui é um animal que necessita de muita proteína e cálcio, principalmente quando jovem. A alimentação regular é formada por frutas, grãos, carnes e leite. Quem tiver interesse em adquirir um sagui, o preço está em torno de R$ 1.800,00 (legalizado pelo IBAMA), ou pode ter sorte em adotar através de uma ONG de doação de animais. 

publicado por Me and me às 15:47
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Cancro em cães

. Diferentes sistemas de ir...

. 10 dicas para montar um a...

. 7 ideias para tornar o bo...

. As raças de cães mais pop...

. Ideias para decorar uma s...

. Animais que pode adotar e...

.arquivos

. Outubro 2015

. Fevereiro 2015

. Dezembro 2014

. Agosto 2014

. Outubro 2013

. Maio 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub