Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013

As raças de cães mais populares em Portugal

O melhor amigo do homem, o cão, é talvez o animal mais antigo domesticado pelo ser humano. Com uma expectativa de vida que varia entre os dez e os vinte anos este é um animal social de fácil afeição e companhia.

Possivelmente oriundo dos lobos, existem hoje em dia cerca de trezentas raças de cães diferentes, todas elas reconhecidas internacionalmente.

Conheça aqui quais as cinco raças de cães mais populares em Portugal, a sua história e quais as suas características.

 

Husky Siberiano

 

 

Oriundo da Sibéria este cão era utilizado inicialmente para puxar os trenós, apresenta um porte médio, grande agilidade e a sua aparência faz lembrar um lobo.

Esta é uma raça que, apesar de não servir de cão de guarda, se afeiçoa muito facilmente às pessoas.

 

São muito enérgicos e cheios de vitalidade, independentes, activos, inteligentes e amigáveis, não é uma raça de cão possessiva nem desconfiada para com os estranhos. Pelo seu porte necessitam de muito espaço para brincar, por isso é uma raça muito apreciada por quem vive no campo.

Esta espécie não ultrapassa, em média, os 60 centímetros nem os 28 quilos, o seu pêlo é comprido, sedoso e suave.

A sua cauda é mais uma das características em que se afeiçoa a uma raposa.

Rottweiler

 

 

Nascido na Alemanha o rottweiler é um cão de porte médio, utilizado antigamente como cão de guarda mas, no início do século XX, foi considerado como a raça ideal para um cão polícia.

Com uma autoconfiança elevada esta raça está associada a um instinto de liderança, determinação e coragem. A inteligência é, também, uma das suas qualidades, bem como a obediência e a resistência.

Hoje em dia existem em Portugal cada vez mais cães da raça rottweiler. O segredo para o sucesso desta raça deve-se, em grande parte, ao seu temperamento amigável, boa disposição, obediência, lealdade e brincadeira para com as crianças.

 

 

Boxer

 

 

Esta raça continua a ser uma das mais preferidas dos portugueses, por ser um cão activo, irrequieto, confiante, forte e com um comportamento de cachorro para toda a vida. Originário na Alemanha, o nome desta raça deriva da forma como o próprio cão investia contra as presas.

A partir do século XIX esta raça tornou-se cada vez mais popular devido às suas características de guarda e de companhia, especialmente junto das crianças, com quem se dá muito bem.

De porte médio, esta raça deve atingir no máximo 63 centímetros e os 30 quilos. De estrutura forte apresenta por vezes uma expressão mais preguiçosa.

Contudo, estes animais precisam de muito exercício físico e companhia não sendo uma escolha indicada para quem vive num pequeno apartamento.

 

Labrador

 

 

Esta é sem dúvida a raça mais apreciada pelos americanos, ultimamente tem vindo a ganhar espaço também em Portugal, pois são cada vez mais os que apreciam os Labradores.

Afável, companheiro, orientado para a família é sem dúvida uma das raças mais apreciadas em todo o mundo.

Originário de Newfoundland o labrador era utilizado para ajudar os pescadores a puxar as suas redes de pesca, hoje em dia, além de caçar servem também de guias e são especialmente populares pela sua companhia.

De grande porte, este cão é caracterizado pela inteligência, perspicácia, interesse, obediência e forte desejo de servir. É um cão gentil e sem qualquer agressividade aparente.

 

 

Pastor Alemão

 

 

Popular entre os franceses, o pastor alemão mantêm-se também como um dos mais populares no nosso país, sendo conhecido pela sua calma, confiança, simpatia e obediência. É uma raça polivalente, leal, excelente guarda e companheiro de família.

Proveniente da Alemanha, este cão revela-se um excelente amigo da família, sensível ao seu dono, calmo e que aprecia toda a atenção que lhe possa ser dispensada.

 

publicado por Me and me às 21:00
link | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

.mais sobre mim

.pesquisar

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Cancro em cães

. Diferentes sistemas de ir...

. 10 dicas para montar um a...

. 7 ideias para tornar o bo...

. As raças de cães mais pop...

. Ideias para decorar uma s...

. Animais que pode adotar e...

.arquivos

. Outubro 2015

. Fevereiro 2015

. Dezembro 2014

. Agosto 2014

. Outubro 2013

. Maio 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub