Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015

Diferentes sistemas de irrigação: escolha o melhor para o seu jardim

Existem diferentes tipos de sistemas de irrigação que diferem essencialmente com as diferentes necessidades de cada cultura. É importante que o seu jardim possua um sistema de irrigação adequado às culturas que pretende cultivar de forma a que estas cresçam saudavelmente.

 

• Tipos de sistemas de irrigação

De forma a poder escolher o sistema de irrigação mais adequado para as suas culturas, é importante saber de que se existem diferentes tipos de irrigação existentes:

 

• Sistema de irrigação por mangueira

No caso do seu jardim ser de pequenas dimensões e as suas culturas possuírem uma grande necessidade de água, o sistema de irrigação mais conveniente para o seu caso é o da mangueira. Poderá instalar um dispersor na ponta que o ajudará a controlar a intensidade e a forma de saída da água. Este sistema de irrigação possuí a principal vantagem de ser bastante econômico.

 

• Sistema de irrigação por gotejamento

Neste tipo de sistema a água é conduzida para as culturas sob pressão em tubos e é aplicada no solo através dos chamados emissores nas zonas perto das raízes. Este tipo de sistema de irrigação possuí uma eficiência de perto de 90%, mas possuí a desvantagem de possuir um custo elevado de implementação.

Este será o sistema de irrigação que deverá ser escolhido para culturas pequenas e especialmente em floricultura, podendo ainda ser aplicado em culturas de hortaliças e flores, principalmente se estas culturas tiverem necessidades reduzidas de água.

Outra das características deste sistema, é que este pode ser aplicado à superfície do solo ou enterrado o que poderá fazer alguma diferença em alguns tipos de cultura.

 

• Sistema de irrigação por micro aspersão

Este tipo de sistema de irrigação possui uma grande eficácia, pelo menos quando comparada com o sistema de micro aspersão convencional, sendo que é o sistema mais escolhido para as culturas perenes.

 

• Sistema de irrigação por aspersão

O sistema por aspersão distribuí a água de forma uniforme por todo o jardim, adequado para culturas com necessidades de água semelhantes entre si. Este é também o sistema de irrigação mais escolhido para relvados. Dentro deste sistema de irrigação poderemos encontrar ainda diferentes tipos de aspersores que podem ser estáticos, giratórios ou oscilantes:

 

- Aspersão estática. Neste caso existe uma base fixa que encaixa na ponta de uma mangueira e a água sai através de pressão mimetizando a água da chuva;

 

- Aspersão giratória. Este tipo de aspersão possuí um mecanismo semelhante à aspersão estática com a diferença que a área que conseguem abranger é maior;

 

- Aspersão oscilante. Este tipo de aspersão é a mais versátil quando comparada com os outros tipos de irrigadores. Neste caso, o fluxo de água provoca a movimentação de um dispositivo chamado de braço perfurado, onde a água é espalhada em meia lua.

 

• Sistema de irrigação por pivô central

Este tipo de sistema de irrigação apresenta uma tubulação, isto é, um sistema de tubagens metálicas onde são instalados os aspersores.  O sistema de tubagem recebe a água que se encontra situada num dispositivo central sob pressão, que é chamado de pivô e que é apoiado em torres metálicas triangulares montadas sob rodas, como os pneus encontrados nos automóveis. As torres estão em movimento constante acionadas por dispositivos eléctricos ou hidráulicos, realizando movimentos concêntricos em volta do ponto do pivô. É o movimento da última torre que inicia uma reação de avanço em cadeia de forma progressiva para o centro. Este tipo de irrigação é utilizado em culturas que ocupem uma área de terreno bastante elevada, rondado os hectares. Podemos encontrar este sistema de irrigação em culturas como é o caso dos cereais, sendo que este sistema de irrigação pode ser também aproveitado para fornecer fertilizante às culturas.

publicado por Me and me às 15:02
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Cancro em cães

. Diferentes sistemas de ir...

. 10 dicas para montar um a...

. 7 ideias para tornar o bo...

. As raças de cães mais pop...

. Ideias para decorar uma s...

. Animais que pode adotar e...

.arquivos

. Outubro 2015

. Fevereiro 2015

. Dezembro 2014

. Agosto 2014

. Outubro 2013

. Maio 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub