Terça-feira, 28 de Maio de 2013

Ideias para decorar uma sala de estar no estilo clássico

 

O estilo clássico nunca sai de moda! Por isso esse estilo é o preferido na hora de escolher a decoração de uma casa. Assim como agrada aos moradores da casa, a decoração clássica será sempre muito bem recebida pelos visitantes. No caso da decoração de uma sala de estar, o estilo clássico é o ideal, pois une requinte, bom gosto e conforto. Tudo o que se espera encontrar nesse ambiente. Neste artigo vamos apresentar algumas ideias gerais de como decorar uma sala de estar fazendo uso do estilo clássico.

 

Os móveis

 

Devem ser sempre sóbrios nas cores e motivos, podendo-se escolher cores fortes, amadeiradas, que não fogem a esse propósito. Prefira-se a madeira ao invés do metal ou materiais sintéticos. Para ter uma noção de como deve ser a mobília, imagine o leitor um escritório ou uma biblioteca, com seu ar de seriedade. Um detalhe importante é que os móveis devem estar perfeitamente alinhados em um ambiente clássico.

 

O teto

 

Pode-se decorar o teto com bons trabalhos em gesso. Pode parecer algo supérfluo, à primeira vista, mas produz um efeito visual muito bom. Não é difícil encontrar um profissional dessa areia e o efeito final, com certeza, compensará o custo da obra.

 

As paredes

 

Devem ser sempre monocromáticas, com cores neutras e suaves. Para decorá-las evite-se fotos, que devem ser expostas em porta retratos, preferindo quadros emoldurados na decoração. Caso os móveis apresentem um design mais moderno, podem-se usar quadros sem molduras.

 

Obras de arte

 

Obras de arte são muito bem vindas em um ambiente clássico, mas evite exagerar na quantidade das mesmas. Pretende-se uma sala de estar e não uma exposição artística ou um museu.

 

Tapetes

 

Um tapete dará maior sensação de calor e aconchego à sala. Podem ser coloridos e com temas étnicos. Com uma mobília de design bem tradicional convém usar tapetes muito bem desenhados.

 

O piso

 

Poderá ser moderno, mas o ideal é que se use madeira no mesmo. A madeira é tradicional por excelência. Isso não impede, porém, que se use um piso como o porcelanato, ou outro, pois o restante da decoração lhe dará a aparência clássica. O piso moderno evita o problema de marca de saltos da madeira. Uma solução seria usar lajotas com desenhos e cores que imitam o piso de madeira.

 

Ornamentação

 

Pode-se fazer uso de vasos de flores, mas não muitos. Uma samambaia ou outra planta também pode ser usada. Outra boa opção para ornamentar a sala de estar é uma mesinha com bebidas para as visitas. Os porta-retratos podem ficar na mesinha de centro, desde que um ou dois, ou em uma estante apropriada. Outra decoração bem tradicional são os livros de capa dura, que podem ficar em uma estante, balcão ou prateleira.

 

Cortinas

 

Poderão ser leves ou pesadas, mas não poderão faltar ornamentos, como borlas, bandos e sanefas. A decoração clássica é sóbria, porém muito detalhista. Tudo deve ser sempre muito bem trabalhado e rico em detalhes.

 

A iluminação

 

Lustres, candeeiros e abajures é uma boa opção para tornar o ambiente mais elegante e refinado. Mas é preciso atenção na escolha dos abajures, pois dependendo do modelo podem destoar do clássico. Na dúvida, pense em sobriedade. Não se deve deixar o ambiente escuro, mas o excesso de iluminação pode ser pior do que a falta dela.

 

Links

 

Apresentamos abaixo links com imagens de salas de estar decoradas no estilo clássico.

 

http://casa.abril.com.br/materia/3-charmosos-estilos-de-salas-que-nunca-saem-da-moda

 

http://www.fotosdecoracao.com.br/cat/interior/sala-de-estar/24.html

 

http://fotos.habitissimo.com.br/foto/sala-estar-estilo-classico_81438

publicado por Me and me às 21:55
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Cancro em cães

. Diferentes sistemas de ir...

. 10 dicas para montar um a...

. 7 ideias para tornar o bo...

. As raças de cães mais pop...

. Ideias para decorar uma s...

. Animais que pode adotar e...

.arquivos

. Outubro 2015

. Fevereiro 2015

. Dezembro 2014

. Agosto 2014

. Outubro 2013

. Maio 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub